sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ENERGIA

Atualmente, uma das principais fontes de energia existente é o petróleo, mas é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e pelos conflitos e guerras entre os paises, principalmente aqueles paises que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos, os paises do oriente médio e vários outros.
Em conseqüência disso vários países estão investindo muito dinheiro em projetos que utilizam as fontes de energia alternativa como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, a energia obtida através dos mares, a energia nuclear, a energia hidroelétrica e energia termoelétrica. Essas fontes de energia alternativas citadas são as mais abordadas em projeto para uma menor contribuição para o aquecimento da Terra.

Energia Solar
Energia obtida pelo aproveitamento das radiações solares. Tem duas grandes vantagens: a sua abundância e a sua condição de recurso renovável e não contaminante. A técnica moderna utiliza a energia solar para diversos fins: domésticos (em forma de aquecimento doméstico ou da água), fornos solares, depuradores e evaporadores de água do mar, etc.

Energia Eólica
É aquela energia que aproveita o vento, ou seja, o ar em movimento. É a mais econômica de todas as formas de energia e uma das primeiras utilizadas pelo homem.

Energia Geotérmica
É a energia devida ao calor interno da Terra. Este calor provoca a evaporação de grandes quantidades de água nas camadas profundas do solo e a sua saída violenta para a superfície. A crise energética de que padece o mundo faz com que sejam procuradas possíveis energias alternativas. A energia geotérmica foi utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos; basta recordar o uso que foi feito das águas termais. Nas zonas que poderíamos chamar privilegiadas, é possível aproveitar as emanações para fins de aquecimento ou produção de eletricidade.

Energia do mar
Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Atualmente, o aproveitamento da energia dos mares é apenas experimental e raro.

Energia Nuclear
A que se encontra armazenada nos núcleos atômicos e se liberta por cisão (fissão) dos núcleos pesados, ou por síntese (fusão) dos núcleos leves. Constitui a forma de energia mais moderna e de maior rendimento com que conta o homem para o seu serviço. Atualmente é utilizada para a obtenção de eletricidade, de isótopos radioativos, em Radiologia, em Medicina, etc.

Energia hidroelétrica
Nome que se dá à corrente elétrica industrial que se destina à iluminação, à impulsão de motores, produção de calor, etc. Em geral é obtida em centrais hidroelétrica, aproveitando as diferenças do nível da água, ou em centrais térmicas, mediante a utilização de um combustível adequado. A unidade de potência elétrica é o watt, que equivale a um joule por segundo; na prática emprega-se o quilowatt, equivalente a mil watts.

Energia termoelétrica
A energia termoelétrica é produzida a través de carvões vegetais, que em Portugal não existem. O carvão é queimado e com a sua pressão faz com que as turbinas funcionem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário