quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENERGIA SOLAR

O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra e essa luz é tranformada em energia para que ela possa ser utilizada.
A energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do Sol. Ela é usada principalmente para o aquecimento da água e para a produção de eletricidade. Os métodos de captação da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:

Direto: quando há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplos:
- A energia solar atinge uma célula foto voltaica criando electricidade.
- A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor.
Indireto: quando é necessária mais do que uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo:
- Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

Esse tipo de energia proporciona muitas vantagens ao ser humano e ao meio ambiente como:
- A energia solar não polui durante seu uso.
- As centrais necessitam de manutenção mínima.
- Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
- A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Porém também existem desvantagens, como:
- Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
- Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
- Locais em latitudes médias e altas sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens, tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
- As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).

Já existem usinas solares onde elas captam a luz do Sol e a transformam em energia, sem causar danos ao meio ambiente, apesar de exigir que o local de sua instalação seja aplainado e liberado de obstáculos. Geralmente suas instalações se situam em regiões ensolaradas, de pouca nebulosidade. Porém esta usina não funciona a noite, e ao nascer do Sol e no poente, sua eficiência cai drasticamente. Sua utilização ainda é apenas relegada a um segundo plano, apenas fornecendo energia elétrica suplementar a redes de distribuição.

Usina Solar da Califórnia


Um comentário: